quarta-feira, 18 de março de 2009

Yahoo muda estratégia e volta a produzir programas para web

Para a estratégia de vídeos originais do Yahoo, chegou a segunda tomada.
Na segunda-feira, o portal de web anunciou o mais recente de uma série de programas especializados na web. Os segmentos curtos sobre celebridades que são mães, intitulado Spotlight to Nightlight, rompe com o precedente das produções iniciais de TV da empresa para a internet. Desta vez, os executivos do Yahoo dizem ter encontrado um modelo sustentável para produzir vídeos originais online, em parte ao evitar explicitamente a concorrência com a televisão.
Na metade da década, a empresa de tecnologia sonhou planos de produzir programas de entrevistas, comédias de situação e outros programas em estilo televisivo. Mas as dispendiosas tentativas de levar à internet o entretenimento de TV "foram todas desastrosas", disse Trip Chowdhry, analista sênior da Global Equities Research. A tentativa de seguir o caminho de Hollywood, que chegou a incluir planos para um reality show com câmeras ocultas, foi abandonada em 2006.
Desde então, o Yahoo vem agindo como distribuidor de áudio, vídeo e fotos para outras empresas de mídia. E continuou a produzir seus programas, ainda que discretamente, sem o alarde que acompanhava suas ambições passadas.
"Podemos ter abordado o problema da maneira errada na era anterior", disse Sybil Goldman, diretora de entretenimento do Yahoo. Goldman disse que alguns dos programas foram desenvolvidos "ainda que não atendessem a qualquer necessidade existente".
"O modelo unidirecional - 'achamos que isso vai ser ótimo e esperamos que vocês desejem assistir' - pode ter sido obra de uma mentalidade de TV", ela disse.
No ano passado, o Yahoo cancelou um dos últimos resquícios dessa programação, um sumário diário dos vídeos de destaque na web chamado The 9. A despeito do patrocínio da Pepsi, o programa era visto como experiência e não como "resposta a qualquer demanda específica da audiência", disse James Pitaro, vice-presidente de mídia do Yahoo.
Agora os produtores do Yahoo estão fazendo o oposto, encontrando suas maiores audiências e depois construindo pequenos programas na web para essas pessoas. Em lugar de produzir TV, o Yahoo agora recapitula a TV com um programa diário chamado Primetime in No Time, um vídeo com dois a cinco minutos de duração que atrai em média 400 mil visitantes ao dia e o torna uma das séries fixas mais populares na web.
A mudança de estratégia surge quando o mercado de vídeo na web está amadurecendo e as empresas de mídia procuram projetos lucrativos em um mercado publicitário em crise. O Yahoo, que pode divulgar vídeos em sua popular home page, assinou com patrocinadores de longo prazo para todos os seus programas originais; os melhores momentos da TV são patrocinados pela Verizon Wireless, e os segmentos com as celebridades e sua vida como mãe contam com o apoio da State Farm Insurance.
A State Farm estava procurando por novas maneiras de atingir a audiência feminina quando procurou o Yahoo sobre uma parceria, disse Ed Gold, diretor de publicidade da seguradora. Alguns telespectadores podem considerar os vídeos de Spotlight to Nightlight como descartáveis - babás e nomes estranhos para bebês estão entre seus tópicos -, mas Gold diz que eles permitem que a State Farm "domine o ambiente em torno desse assunto".
Os segmentos serão apresentados por Ali Landry, antiga miss Estados Unidos. Uma diferença que o projeto apresenta é que os vídeos serão narrados em inglês e espanhol simultaneamente, em parte devido à fluência de Landry em ambos os idiomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário